Que o cinema é pura ilusão, ninguém duvida. Com tantos monstros e criaturas criados em computadores, cenários futuristas, de fantasia ou ficção científica, além dos mais diferentes truques e efeitos de montagens, sabemos que muito do que vemos na tela é resultado de um longo processo de produção.
Apesar disso, é muito difícil saber, hoje em dia, até onde vão as técnicas de captura, o que é realmente cenário construído em estúdio ou locação e o que é chroma key (como são conhecidas as telas de fundo verde ou azul usadas para aplicação de efeitos de pós-produção).
Na seleção de imagens abaixo, você pode conhecer como foram feitas algumas cenas de filmes e séries de TV. Há nesta lista obras icônicas do cinema, que são conhecidas pelo uso abusivo de efeitos visuais, como é o caso de “Matrix”, “As Aventuras de Pi” e “Avatar” – obras que temos até dificuldade em entender como foram produzidas.
Há também algumas surpresas, com sequências e montagens que você nem poderia suspeitar que utilizassem tantos efeitos de composição. É o caso da série “Ugly Betty” e do filme argentino “O Segredo dos Seus Olhos”, que utilizam o fundo verde para recriar cenários realistas da cidade e do estádio de futebol.
Essa é a prova de que não podemos acreditar muito no que vemos, especialmente na sala de cinema ou na tela da TV, pois até mesmo as paisagens mais simples são modeladas por computadores.
Para conferir uma demonstração em vídeo da aplicação de efeitos, separamos por último um clipe do filme “O Grande Gatsby” (2013) que revela diferentes aspectos de construção da obra cinematográfica.
Os efeitos visuais são uma das partes mais importantes dos filmes de hoje. Veja o porquê.